Home / Nacionais / Novas regras do Pix entram em vigor e ampliam devolução para vítimas de golpes

Novas regras do Pix entram em vigor e ampliam devolução para vítimas de golpes

Entram em vigor neste domingo (23) as novas regras do Banco Central que reforçam a segurança do Pix e aumentam as chances de recuperação do dinheiro para quem caiu em golpes, fraudes ou teve o celular roubado. A atualização faz parte do aprimoramento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), que passa a rastrear com mais precisão o caminho do dinheiro desviado.

Até agora, a devolução dependia exclusivamente da conta usada pelo golpista no momento da fraude. O problema é que, na maioria dos casos, o dinheiro é sacado ou transferido rapidamente para outras contas, dificultando o bloqueio e reduzindo quase a zero a chance de retorno.

Com a mudança, o Pix passa a permitir que bancos e instituições financeiras acompanhem o trajeto do valor mesmo depois de deixar a conta original do estelionatário. Isso significa que contas intermediárias também poderão ser bloqueadas, aumentando a possibilidade de devolução para a vítima.

As instituições podem adotar o novo sistema desde já, de forma opcional, mas o Banco Central determinou que a operação será obrigatória a partir de 2 de fevereiro de 2026.

Outra novidade começou a valer em 1º de outubro de 2025: os aplicativos bancários deverão oferecer um canal automatizado para contestação de transações suspeitas. A ferramenta permitirá ao usuário abrir a reclamação na hora, sem precisar falar com atendente.

O Banco Central afirma que as medidas têm como objetivo fortalecer a segurança do sistema e reduzir o uso do Pix em práticas criminosas, especialmente golpes digitais que se popularizaram nos últimos anos.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *