Com a chegada de 2026, começa em todo o país a cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para os motoristas que optarem pelo pagamento à vista, a quitação em cota única pode representar uma economia significativa, com descontos que variam conforme o estado.
Por se tratar de um tributo estadual, cada unidade da federação define suas próprias regras, como alíquotas, calendário e percentuais de desconto. Ainda assim, o abatimento para quem paga antecipadamente é uma prática comum em grande parte do Brasil.Estados como Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Piauí oferecem descontos que chegam a 15% para quem quita o imposto em parcela única. Já no Distrito Federal, Maranhão, Paraíba e Sergipe, o desconto é de 10%.
Mesmo em estados onde o abatimento é menor, como São Paulo e Rio de Janeiro, o pagamento à vista garante redução de 3% no valor total do imposto. No Paraná, além da redução da alíquota para 2026, o governo estadual manteve o desconto de 6% para os contribuintes que optarem pela cota única.
O pagamento pode ser feito de forma totalmente digital. Basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado, informar o número do Renavam, selecionar a opção de cota única, gerar a guia ou Pix e realizar o pagamento dentro do prazo estabelecido




