Um ciclone extratropical formado a partir de uma frente fria deve provocar ventos intensos, temporais e queda acentuada de temperatura em boa parte do Centro-Sul do país nesta sexta-feira (7) e nos próximos dias. O fenômeno, que se desloca do Paraguai em direção à costa do Rio Grande do Sul, também deve influenciar o tempo nas regiões Norte e Nordeste, com registro de chuvas isoladas.
De acordo com o Climatempo, as rajadas de vento podem variar entre 60 e 90 km/h, podendo ultrapassar os 100 km/h no litoral norte e nordeste gaúcho. A instabilidade avança pelo estado desde a madrugada, acompanhada de risco de temporais, principalmente nas áreas mais próximas ao oceano.
⚠️ Há alerta para a metade norte, oeste e interior do Rio Grande do Sul, metade oeste e sul de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Nessas regiões, o volume de chuva e a força dos ventos podem causar alagamentos, interrupção no fornecimento de energia e transtornos nas estradas.
Durante a noite, as instabilidades devem se concentrar na metade norte do Rio Grande do Sul. Já no Sudeste, o avanço da frente fria deve intensificar as chuvas no litoral, especialmente entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Os ciclones extratropicais são sistemas atmosféricos de grande escala que se formam a partir do contraste entre massas de ar quente e frio. Ao “puxarem” o ar quente e úmido da superfície para as camadas mais altas da atmosfera, favorecem a formação de nuvens densas e precipitações volumosas.
Fonte:G1




