Por Mariah S Ferrêira
Mais um Enem passou e, como de costume, as redes sociais se encheram de memes e imagens dos “atrasados do Enem”. No entanto, quem perdeu a prova neste domingo ainda pode ter uma nova chance. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) permite a reaplicação do exame, desde que o candidato apresente uma justificativa válida, seja por motivos de saúde ou problemas logísticos.
Um exemplo é o caso dos participantes de Rio Bonito do Iguaçu (PR), que poderão refazer o exame em outra data por conta do tornado que atingiu a região e comprometeu o acesso aos locais de prova.
Os pedidos de reaplicação poderão ser feitos entre os dias 17 e 21 de novembro, por meio da Página do Participante no site do Inep.
- Para justificativas médicas, o candidato deve anexar atestados ou exames que comprovem a impossibilidade de comparecimento.
- Já nos casos logísticos, é preciso descrever a situação ocorrida. O Inep avaliará o pedido com base nas informações sobre o local da prova e poderá considerar fatores como enchentes, bloqueios ou desastres naturais.
Vale lembrar que:
- Se o motivo for logístico, o candidato deverá comparecer à segunda prova do Enem, no dia 17 de novembro.
- Caso o motivo seja de saúde, não é necessário participar da segunda etapa agora — o Inep permitirá a realização das duas provas em dezembro.
Assim, quem enfrentou dificuldades reais ainda tem a oportunidade de garantir sua participação no Enem 2025.
Fonte: Band.com




