Moradores de Araripina, no Sertão de Pernambuco, foram surpreendidos na tarde desta terça-feira (6) por uma chuva de granizo registrada em diferentes pontos do município. O fenômeno também foi observado nas cidades de Bodocó e Exu, na mesma região.
Vídeos enviados à reportagem mostram pequenos pedaços de gelo caindo sobre ruas e veículos estacionados durante o temporal, chamando a atenção de quem presenciou a cena pouco comum para muitos moradores.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), apesar da estranheza, a ocorrência de granizo é considerada comum em algumas áreas do estado, principalmente no Sertão. O fenômeno está associado a fortes correntes ascendentes de ar presentes nas nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb), que têm maior incidência nessa região.
A Apac também informou que, no início de janeiro, a atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste tem influenciado as condições climáticas. O sistema tem inibido as chuvas no Litoral e no Agreste, ao mesmo tempo em que favorece pancadas isoladas no Sertão, especialmente no extremo oeste do estado.
Fonte: Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac)




